Benefícios da acupuntura para o emagrecimento


Técnica da medicina tradicional chinesa melhora estados emocionais como a ansiedade, que deflagra as compulsões alimentares
Para muitas pessoas, vale tudo na hora de emagrecer e conseguir o tão sonhado corpo perfeito. Dietas milagrosas, academia, cirurgias e, claro, o perigoso uso de medicamentos sem acompanhamento médico. Porém, alguma vez você já pensou em acupuntura para eliminar os indesejados quilos extras? O que muitos não sabem é que a técnica da medicina tradicional chinesa, que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar dores, tratar a ansiedade ou estresse, também pode auxiliar na hora do emagrecimento. É o que garante médica e diretora do Center AO, Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura.
Segundo ela, a obesidade é considerada uma condição multifatorial complexa, sendo assim, é necessário compreender os diversos aspectos que fazem o indivíduo aumentar o peso. Dentre eles, existem fatores nutricionais e alimentares, como a ingestão excessiva de calorias, fatores metabólicos, que dependem de outras morbidades, do sedentarismo, idade, sexo, fatores sociais, culturais, genéticos e emocionais. “A acupuntura melhora estados emocionais como a ansiedade, que deflagra as compulsões alimentares. Trata também das alterações energéticas nos órgãos envolvidos, que, quando acometidos, levam ao aumento de peso”, afirma a especialista.
Mas, calma. Antes de abandonar os exercícios, sair comendo besteira e apostar tudo nas agulhas, é necessário ter a plena consciência que, assim como outras técnicas, a acupuntura não faz milagre, mas somente auxilia em todo o processo. “Nenhuma abordagem única é eficaz no manejo da obesidade. Há de se considerar especialmente os componentes emocionais que fazem o indivíduo ter compulsão, não saciedade e boicote às dietas”, explica Márcia Lika. A compulsão, aliás, é ainda mais grave do que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo em clínicas especializadas de emagrecimento, e a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas.
É importante ressaltar, entretanto, que os resultados do uso da acupuntura para o emagrecimento não são imediatos e também exigem uma certa dose de paciência e persistência. Os efeitos surgem em médio a longo prazo. “Fórmulas milagrosas e mesmo aumentar o número de sessões de acupuntura para emagrecimento não existem. Cada indivíduo é único, com registros emocionais próprios, metabolismo e genética individuais. Caso a abordagem multidisciplinar seja instituída, a chance de sucesso do emagrecimento é maior e a sensação de bem-estar, melhora do sono e da digestão já aparecem nas primeiras aplicações”, afirma Márcia Lika, sem estipular quantidades de sessões necessárias. “Apontar um número de sessões e o uso de pontos de acupuntura em protocolos é não respeitar a individualidade do paciente e reduzir a complexidade a uma única causa, o que não é possível”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil deve enfrentar 2º verão com Dengue, Chikungunya e Zika

9 doenças que se manifestam pela boca e que merecem sua atenção

Esquecidas na proteção solar, pálpebras viram preocupação mundial pela incidência de câncer de pele