Dicas para evitar os sintomas da má digestão



Algumas medidas simples podem aliviar o mal-estar após as refeições

O aparelho digestivo é responsável pelo processamento de alimentos e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é um sistema sensível, que se sobrecarregado com quantidades significativas de alimentos ricos em gordura e açúcares, pode ocasionar sensações desagradáveis que vão desde azia, queimação, dor no peito, até mal-estar e vômitos. Entenda abaixo alguns alertas e cuidados para evitar sintomas de problemas gástricos:

Cuidado com os líquidos durante as refeições
Ingerir bebidas ao se alimentar torna a digestão mais lenta. Alguns líquidos como refrigerantes, cervejas e outros gasosos ou fermentados causam a sensação de inchaço, azia e estufamento. É possível se alimentar e ingerir líquidos, porém isso deve ser feito sem exageros para evitar desconfortos.

Coma devagar
A digestão é feita por um conjunto de processos que se inicia na mastigação. Comer rapidamente ou não mastigar de forma correta pode sobrecarregar a digestão e levar a desconfortos. Além disso, alguns nutrientes são absorvidos de forma mais eficiente quando ingeridos lentamente. O ideal é comer sem pressa.

Evite exageros
Os alimentos ricos em gordura tornam todo o processo digestivo mais lento. As moléculas de gordura são quebradas com mais dificuldade nas fases iniciais e os alimentos gordurosos permanecem no estômago por mais tempo. Isso prolonga a sensação de saciedade, porém pode facilitar a existência de queimação.  A ingestão de refeições ricas em gordura de uma única vez pode causar má digestão.

Não faça esforços físicos de barriga cheia
Esforços físicos de intensidade demandam aumento de fluxo de sangue nos músculos e membros. Isso pode levar a carência de circulação sanguínea no estômago durante a digestão. A prática pode ser perigosa e levar a sintomas de grandes desconfortos como enjoo, tontura, tremores e  até complicações mais graves. Após se alimentar, o ideal é esperar cerca de duas horas para iniciar uma atividade física.

Caso os sintomas não desapareçam com medicamentos indicados para o tratamento de azias e má digestão, procure um médico.

Crédito: Gastrol
Referência consultada:
Galvão-Alves J, et al. Dispepsia. J Bras Med. 2014;102(4):17-20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil deve enfrentar 2º verão com Dengue, Chikungunya e Zika

Esquecidas na proteção solar, pálpebras viram preocupação mundial pela incidência de câncer de pele

Tristeza não é frescura, e depressão é uma doença séria!