Vacina contra a Gripe


VacinaçãoO  Ministério da Saúde promovem, anualmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A ação acontece entre abril e maio. Os grupos mais vulneráveis devem se vacinar todos os anos.: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e populações indígenas. 

 TransmissãoA transmissão ocorre por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. A transmissão também pode ocorrer pelas mãos. Após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, as mãos podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

PeríodoO período de transmissão em humanos geralmente se inicia 24 horas antes do início dos sintomas. As crianças transmitem a doença por um período de 10 a 14 dias, os imunodeprimidos por mais de 14 dias e o adulto saudável por pelo menos por sete dias.

SintomasOs sintomas da H1N1 são similares aos da gripe comum e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à enfermidade. Nas manifestações graves da doença, os pacientes podem apresentar um quadro de pneumonia, falência respiratória e morte.


Como se prevenir– Manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento– Use lenço descartável para higienizar o nariz– Quando for tossir ou espirrar, cubra o nariz a boca com o braço– Lave as mãos depois de tossir ou espirrar– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca– Não compartilhe objetos de uso pessoal– Mantenha os ambientes bem ventilados– Evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais de gripe

Gripe x ResfriadoO resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe. No entanto, é causado por vírus diferentes como o rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV), que geralmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, que é entre os meses de junho e agosto.Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o serviço médico.

Fonte: Ministério da Saúde





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil deve enfrentar 2º verão com Dengue, Chikungunya e Zika

9 doenças que se manifestam pela boca e que merecem sua atenção

Esquecidas na proteção solar, pálpebras viram preocupação mundial pela incidência de câncer de pele