Adolescência: os nutrientes necessários para acompanhar esta fase acelerada da vida




A adolescência é, sem dúvida, uma fase intensa da vida. Marcada por grandes transformações físicas e comportamentais, requer atenção especial, principalmente do ponto de vista nutricional, e compreende a chamada fase do “estirão”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência pode ser dividida em 2 etapas: a pré-adolescência (dos 10 aos 14 anos) e a adolescência propriamente dita (dos 15 aos 19 anos). No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil (ECA, 1990), esta fase é compreendida entre os 12 e 18 anos de idade.

De acordo com a nutricionista e consultora da Viva Lácteos Ana Paula Del’Arco, este momento da vida é tão importante quanto a infância do ponto de vista nutricional e requer atenção para uma dieta rica em nutrientes, fazendo dos produtos lácteos recursos indispensáveis. “Em linhas gerais, o organismo passa por três fases que compreendem a formação do corpo humano: crescimento, maturação e desenvolvimento(1). É durante a adolescência que estas três etapas ocorrem simultaneamente e se completam”, explica.

O crescimento do organismo é expressivo em 3 momentos, chamados de picos de crescimento: I) o intra-uterino, que ocorre durante a 20ª e a 33ª semana de gestação, II) entre 0 e 2 anos de idade e, III) o pico de crescimento do estirão puberal que se dá na adolescência. Esse estirão nada mais é do que o crescimento em altura em velocidade acelerada, onde vários hormônios interagem e estimulam as cartilagens de crescimento dos ossos, até completar a maturação sexual, no final da puberdade.

“O consumo de lácteos é muito importante também na adolescência para o desenvolvimento e a consolidação da matriz óssea, que garante a dureza e o crescimento sadio dos ossos, reduzindo o risco de desenvolvimento de osteoporose e outras doenças ósseas no futuro”, alerta Ana Paula.
Até a puberdade, durante a adolescência, o corpo requer o aporte adequado de nutrientes, sobretudo o cálcio, pois os ossos continuam crescendo. O cálcio presente nesta série de alimentos é fundamental para que o corpo alcance o volume de nutrientes necessários. OInstitute of Medicine (IOM, 2002) recomenda o consumo de 1.300 miligramas (mg) de cálcio para ambos os sexos, nas faixas etárias de 9 a 18 anos.

“Importante ressaltar que o leite não é só cálcio. É também uma fonte importante de proteínas, vitaminas, gorduras, que compreendem uma gama riquíssima de nutrientes de alto valor biológico e fundamentais nesta fase da vida, onde toda a estrutura biológica do indivíduo completa sua formação!”

Para ela, não incentivar e não estimular o consumo de lácteos durante a adolescência pode levar o jovem a um maior consumo de bebidas açucaradas, como sucos adoçados e refrigerantes, contribuindo de maneira significativa para o cenário de obesidade. São os chamados alimentos com alta densidade energética (muitas calorias e poucos nutrientes), que contribuem para o aumento dos casos de crianças obesas, predispostas ao diabetes e subnutridas ao mesmo tempo. “O leite é um alimento de alta densidade nutricional, adequado em calorias frente à riqueza de nutrientes que entrega”, explica a nutricionista.
 Logo, o consumo adequado de lácteos na adolescência é indispensável, por serem ricos em cálcio, proteínas, vitaminas, gorduras, e tantos outros nutrientes fundamentais nesta fase da vida, quando o ser humano completa sua formação biológica.



Referências Bibliográficas:
1.    Beunen G. Physical growth, maturation and performance. cap.3, p.73-100. In: Eston R, Reilly T. Kinanthropometry and exercise physiology laboratory manual: Tests, procedures and data. Volume 1: Anthropometry. 3.ed., 352 p. Ed. Routledge, New York, 2009.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil deve enfrentar 2º verão com Dengue, Chikungunya e Zika

Esquecidas na proteção solar, pálpebras viram preocupação mundial pela incidência de câncer de pele

Tristeza não é frescura, e depressão é uma doença séria!