Saiba quando uma simples dor abdominal pode ser um sinal de apendicite




 Dores abdominais podem indicar uma série de problemas de saúde, desde os mais leves até aos mais graves, até mesmo uma apendicite, inflamação no apêndice cecal, órgão que está localizado no início do intestino grosso, no baixo ventre à direita. Por isso, é fundamental ficar atento aos sintomas e identificar o momento certo de procurar um médico.

Leonardo Ferrari, cirurgião do Hapvida Saúde, explica como é possível reconhecer o problema: “os principais sintomas são dor abdominal na região do estômago, podendo ser difusa, com náuseas, vômitos e sensação de estômago cheio. A dor também pode aparecer perto do umbigo e geralmente migra para a fossa ilíaca direita (do lado direito e baixo do abdômen). Pode ou não ter febre”. 

Para o caso de apendicite, é sempre necessário o tratamento cirúrgico, e atualmente se faz por laparoscopia, com três pequenas incisões. Se em estágio avançado, ou em situações específicas, pode ser feita na forma convencional, por meio de um corte maior no abdômen. O especialista destaca que a doença é mais comum na população entre 10 e 50 anos de idade, e com maior incidência por volta dos 30 anos. Quanto mais cedo for diagnosticado, menor o risco de complicações, como um quadro de infecção (sepse), por exemplo.

“O diagnóstico pode ser apenas clínico, com a presença de dor, febre e desconforto gastrointestinal. Porém, na maioria das vezes, é necessária a realização dos exames complementares, como hemograma, que vai apresentar o aumento dos leucócitos, e exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia, que vão mostrar o apêndice inflamado. O diagnóstico nas mulheres se torna um pouco mais difícil, pelo fato das doenças associadas aos ovários e às trompas confundirem, na maioria das vezes", elucida o médico cirurgião.

Ferrari enfatiza a importância da alimentação para a prevenção da apendicite, mas alerta que a mudança alimentar não elimina a possibilidade do desenvolvimento da apendicite. “Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação é uma maneira de reduzir os riscos desse problema, por facilitar o trânsito intestinal e diminuir a incidência de obstrução do órgão. Mas não elimina totalmente a chance de ter apendicite. É um problema que pode acontecer com qualquer um”, alerta o especialista. 

Confira os 10 sintomas mais comuns de apendicite:

·      Dores abdominais frequentes e localizadas do lado direito e na parte baixa do abdômen
·         Enrijecimento das paredes do abdômen
·         Náuseas e vômitos
·         Mau funcionamento do intestino
·         Perda do apetite
·         Febre
·         Diarreia
·         Prisão de ventre
·         Distensão abdominal
·         Aumento de leucócitos no hemograma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil deve enfrentar 2º verão com Dengue, Chikungunya e Zika

Esquecidas na proteção solar, pálpebras viram preocupação mundial pela incidência de câncer de pele

9 doenças que se manifestam pela boca e que merecem sua atenção