Nutricionista do HCor dá dicas de sopas saudáveis para o coração

Com a chegada das baixas temperaturas, é preciso ficar atento à quantidade de calorias presente nos ingredientes e acompanhamentos servido com cada tipo de sopa nesta época do ano

Com a chegada do inverno e com as baixas temperaturas, é fato que as pessoas tendem a comer mais nesta estação. Por isso, quem se preocupa com a ingestão extra de calorias geralmente opta por pratos mais leves para se manter em forma. No entanto, nem tudo o que parece light na verdade é. Apesar de fazerem muito sucesso nessa época do ano, as sopas, por exemplo, podem ser mais calóricas do que se imagina. Sopas têm fama de alimento saudável, mas os caldos de legumes industrializados e queijos gordurosos podem deixá-las menos benéficas, principalmente para quem têm colesterol alto, obesidade ou hipertensão.

De acordo com nutricionista e gerente de Gastronomia do HCor (Hospital do Coração), Juliana Guedes Simões, um prato raso de sopa pode ser tão calórico quanto uma refeição completa, e as sopas creme costumam ser as mais calóricas. Elas são feitas à base de leite integral, margarina ou manteiga, creme de leite e queijos gordurosos e podem conter até 300 calorias. “O hábito de ingerir acompanhamentos como pães, queijo ralado, croutons, bacon entre outros, só aumenta o valor calórico desse tipo de refeição”, diz a nutricionista.

As sopas podem ser oferecidas tanto como entrada, quanto como prato principal. Quando a sopa é consumida apenas como um complemento, vale a pena ficar atento à quantidade que será ingerida e o quanto os ingredientes que a compõem podem ser calóricos. “Quando a sopa é consumida como uma única refeição, a pessoa pode optar por sabores com mais calorias. Porém, sem exageros”, esclarece Juliana Simões.

Sopas saudáveis e nutritivas para o coração: as sopas mais indicadas, segundo a nutricionista do HCor, são aquelas feitas de forma caseira. Ou seja, preparadas à base de legumes e podendo conter uma fonte de carboidrato (arroz, macarrão ou batata), uma fonte de proteína (carnes ou aves, sem pele, e com grãos, como feijão, ervilha ou lentilha). “Mas, mesmo nesse tipo de receita, é sempre bom tomar cuidado e observar a quantidade de sal e gordura que será adicionada no preparo. Para ingerir menos calorias também é importante evitar, além do pão, ingredientes como bacon, queijo e linguiça”, explica Juliana Guedes Simões. 

Diante do conceito de alimentação saudável e para promover uma alimentação prática e nutritiva para o coração, o HCor (Hospital do Coração), elaborou um livro de receitas destinada às pessoas que procuram preparar pratos saudáveis:

Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho
Tempo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Porção: 1 prato fundo ou 250ml
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1 dente de alho grande picado
1 kg de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos médios
1 ½ litro de água
2 colheres de chá rasas de sal
1 colher de chá de tomilho fresco picado 
250 g de queijo branco em cubos pequenos

Modo de preparo:
Em uma panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente a abóbora, misture bem e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela, deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite salteie o tomilho picado por alguns segundos e adicione à sopa. Misture bem e desligue o fogo.  Com o fogo desligado, acrescente o queijo cortado em cubinhos.

Sopa de legumes ao pesto de ervas
Tempo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Porção: 1 prato fundo ou 250ml
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1 dente de alho grande picado
1 cenoura grande cortada em rodelas finas
4 xícaras de chá de água
1 colher de chá rasa de sal
150 g de vagem palito
1 abobrinha (tipo italiana) com casca cortada em rodelas finas

Pesto de ervas
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de sobremesa de tomilho picado
1 colher de sobremesa de manjericão
1 colher de sobremesa de sálvia

Modo de preparo
Em uma panela aqueça o azeite, refogue a cebola e em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente as rodelas de cenoura, refogue nos temperos e adicione a água e o sal. Deixe ferver, acrescente a vagem e por último as rodelas de abobrinha. Deixe cozinhar até que os legumes estejam macios, mas sem desmanchar.  No liquidificador bata metade da quantidade de legumes cozidos com a água do cozimento. Volte para a panela e deixe ferver. Para o pesto de ervas misture o azeite e as ervas e adicione à sopa antes de servir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil deve enfrentar 2º verão com Dengue, Chikungunya e Zika

Esquecidas na proteção solar, pálpebras viram preocupação mundial pela incidência de câncer de pele

Tristeza não é frescura, e depressão é uma doença séria!