Semana Mundial da Amamentação



Semana Mundial da Amamentação e a importância de auxiliar e conscientizar as mulheres sobre a importância do aleitamento. 
“Trabalhar juntos para o bem comum”. Esse é o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017, que acontece entre 01/08 e 08/08. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir de mote para as diferentes atividades desenvolvidas no período. A importância do aleitamento materno exclusivo; a existência dos hospitais Amigo da Criança; o apoio ao aleitamento materno; o aleitamento materno para a mulher trabalhadora; a amamentação no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis - integram a lista de assuntos já abordados. As atividades da Semana do Aleitamento Materno, em nível global, mostram a importância da sociedade, em especial dos profissionais da saúde, de “trabalhar juntos para identificar o que funciona e ajuda as mulheres a superar os desafios comuns na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”.
Cinthia Calsinski  explica que a recomendação da Organização Mundial de Saúde indica que a alimentação do bebê deve ser do leite materno exclusivamente, ou seja, sem água, chá ou leites artificiais pelos primeiros seis meses. Após a introdução alimentar a orientação é que se utilize do leite materno como complemento por até dois anos ou mais.
A especialista elenca as vantagens do aleitamento para mãe e bebê: 
Principais Benefícios à mãe:
- melhor recuperação do parto;
- menor perda sanguínea no pós-parto;
-retardo na ovulação e menstruação;
-menor incidência de câncer de ovário e mama;
-menor risco para desenvolvimento de síndrome metabólica, diabetes e artrite reumatoide.
Principais Benefícios para o bebê:
-menor risco de atopia, eczema, alergias alimentares e respiratórias;
-menor risco para desenvolvimento de leucemia linfocitica aguda e leucemia mielóide aguda;
-menor risco para morte súbita do recém-nascido, asma, diabetes e obesidade;
-favorece o vínculo mãe-bebê;
- maior QI (coeficiente de inteligência).
O leite materno é rico em vitaminas A, D e B6, cálcio, ferro e zinco. Em relação aos nutrientes, as proteínas classificam-se em caseína e proteínas do soro. A principal fonte de energia do leite materno são as gorduras, principalmente triglicerídeos (98%). O principal carboidrato é a lactose, fundamental na absorção de minerais como cálcio e ferro. Os minerais presentes no leite (Ca, Fe, Zn, Cu, etc) e as vitaminas (A,D,E,K,C e complexo B) são melhor absorvidas que os adicionadas aos leites artificiais. “O leite materno é o alimento ideal para a nutrição do bebê. Ao longo de uma mamada pode-se observar que no inicio o leite apresenta-se mais líquido e ao longo desta mesma mamada ele se torna mais grosso. Isto ocorre, pois o início tem o intuito de hidratar o bebê, engrossando aos poucos à medida que a composição aumenta em relação à gordura.” Finaliza Cinthia.
Durante este período o profissional de enfermagem obstetrícia é fundamental, pois, com frequência, são a esses profissionais a quem as mães e suas famílias recorrem quando enfrentam dificuldades para iniciar e manter a amamentação. Atitudes positivas, conhecimentos e habilidades relacionadas ao aleitamento materno são indispensáveis, durante o processo de aleitamento. 

Sobre Cinthia Calsisnki Enfermeira Obstetra 
Enfermeira Obstetra, Doutora em Enfermagem pela UNIFESP. Atua com consultorias para parto, amamentação e cuidados com bebês. Realiza consultas para auxílio em aleitamento materno, faz colocação de brincos em recém-nascidos, bebês, crianças e adultos. Realiza terapia de laser (LLLT) nos casos de fissura, dor ou sensibilidade mamilar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil deve enfrentar 2º verão com Dengue, Chikungunya e Zika

Esquecidas na proteção solar, pálpebras viram preocupação mundial pela incidência de câncer de pele

Tristeza não é frescura, e depressão é uma doença séria!